Muitas vezes o colaborador de uma empresa é responsável pela árdua tarefa de reproduzir continuamente processos mecânicos e repetitivos. Esse tipo de trabalho pode se revelar extremamente desgastante, pois com o passar do dia, corpo e mente ficam exaustos e perdem um pouco do seu rendimento. Mas você sabia que é possível promover um aumento da produtividade com RPA?

Com a implementação da automação, a empresa e sua equipe se beneficiam com uma grande redução de custos, os processos são aprimorados e ocorre um perceptível aumento da produtividade da equipe.

O objetivo deste artigo é mostrar formas como a RPA auxilia na produtividade de um negócio, melhorando assim a qualidade dos seus produtos e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Continue a leitura do texto para saber como tudo isso funciona!

O que é RPA?

Robotic Process Automation (que significa em português Automação Robótica de Processos, ou simplesmente conhecido como RPA) é uma tecnologia que oferece um profundo impacto nas rotinas administrativas das empresas.

Trata-se da automação de atividades repetitivas e rotineiras. Para isso são utilizados softwares programados especialmente para a realização de tais tarefas, por meio de ações baseadas em regras complexas.

Essa automação permite uma rápida produção, pois pode ser realizada constantemente, sem precisar de pausas para descanso como ocorre com colaboradores. Assim sendo, essa tecnologia se torna uma ferramenta essencial para as empresas.

Como promover o aumento da produtividade com RPA?

Existem diversas formas de como a automação por RPA colabora para o aumento da produtividade de um negócio. Analisaremos algumas dessas estratégias nos tópicos a seguir.

Executar vários processos simultâneos

O uso de sistemas automatizados permite deixar várias máquinas executando processos diferentes ao mesmo tempo. A empresa conta também com a possibilidade de um ou mais processos funcionarem 24 horas por dia, dispensando totalmente a necessidade da intervenção humana.

Dessa forma, é gerada uma produtividade que seria inviável de outra maneira. Diversas transações podem ser realizadas com um nível total de confiança em um curto espaço de tempo, enquanto gestores e colaboradores ocupam-se em outras atividades para as quais a intervenção humana é mais necessária.

Permitir o foco dos funcionários em tarefas mais relevantes

A partir do momento que as máquinas são programadas para realizar o processo repetitivo antes pertencente a um humano, os colaboradores que costumavam ocupar aquela seção tornam-se livres para atuar em outra tarefa ou setor.

Essa mudança de função tem um impacto positivo sobre a satisfação do colaborador, que tende a se sentir mais realizado em uma tarefa mais estratégica. Dessa forma o funcionário sente-se menos cansado e, assim, mais produtivo em seu trabalho.

Gerar relatórios mais precisos

A RPA é uma robusta ferramenta para avaliação interna. Ela permite que os dados coletados em diversas áreas sejam profundamente analisados. O resultado é exposto em um relatório preciso, que conta com uma exibição detalhada e direta, com o intuito de facilitar a observação para o gestor.

Mensurar com exatidão a capacidade produtiva da equipe

A utilização dos relatórios gerados permite à automação contar com um eficaz sistema de pesquisa e avaliação interna. Ele também é capaz de identificar carências e gargalos produtivos e corrigi-los a tempo.

Reduzir a ocorrência de falhas humanas

A automação reduz drasticamente o índice de falhas humanas. O uso de robôs permite que nenhuma etapa do projeto seja pulada ou algum processo esquecido. O ambiente baseado em regras evita também a duplicação de conteúdo ou o uso de múltiplas fontes.

Outra alternativa são as chamadas ferramentas de detecção, que emitem alertas para a equipe sempre que alguma situação não ocorre conforme deveria. O sistema também pode ser capaz de detectar e corrigir falhas antes que elas se tornem um incidente, reduzindo assim o seu impacto negativo sobre a empresa.

Proporcionar maior segurança dos dados

Com a RPA, todas as informações coletadas ficam por padrão centralizadas nas máquinas. Esse processo inibe o acesso indevido a dados e o transporte de informações confidenciais para outras empresas quando o profissional deixa o seu cargo.

Além disso, um erro provocado por algum colaborador pode expor, mesmo que momentaneamente, milhares de informações confidenciais. Sendo assim, os dados organizacionais tornam-se muito mais seguros com o auxílio de ferramentas de automação.

Evitar retrabalho

Com o uso da automação é praticamente impossível a ocorrência de falhas humanas, pois os sistemas inteligentes são totalmente confiáveis e consistentes.

Como as máquinas trabalham por meio de regras a serem seguidas, ocorre 100% de precisão em seus resultados, o que leva a empresa a uma redução do retrabalho a índice zero.

Facilitar a integração de informações

A RPA também oferece um impacto positivo na integração de informações entre sistemas legados da empresa. Um exemplo dessa ação é a automatização de processos, como vendas realizadas no e-commerce. Cabe à empresa em questão identificar quais dentre os seus processos devem ser integrados e quais serão os seus benefícios.

Funciona da seguinte forma: os sistemas de inteligência artificial monitoram uma quantidade de pedidos em transportadoras diversas. A seguir, eles alimentam um sistema de logística com essas informações e em seguida geram o acompanhamento das entregas.

Um exemplo simples é uma compra realizada no e-commerce sendo automaticamente cadastrada no setor financeiro. Outra vantagem é a atualização em tempo real das informações, o aumento do índice de acerto dessa inserção de dados e a agilidade do processamento do fluxo de informações no processo do negócio.

Conforme vimos até aqui, a automação por RPA traz diversos benefícios para as empresas que a utilizam. Porém, cada uma delas deve ver se essa tecnologia será realmente vantajosa, e em quais setores pode ser aplicada para obter o máximo de sua eficiência na produtividade.

Pudemos conhecer neste artigo algumas formas de como promover o aumento da produtividade com RPA. Além disso, vimos que a automação também auxilia na tomada de decisão da empresa, pois com a transmissão de dados em tempo real se torna mais fácil analisar tendências e obter melhores insights.

Quer se aprofundar mais sobre este assunto e decidir se a RPA é uma boa opção para a sua empresa? Que tal ler um de nossos artigos que mostra as 7 dúvidas sobre como automatizar com RPA?